• Fogtec Ambiental

Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos: O que são e quais os desafios de sua Logística Reversa.

Vivemos, atualmente, numa sociedade cujos bens não duráveis ou reutilizáveis. Esse processo faz com que, ano após ano, a geração de resíduos cresça e, consequentemente, também ocorre o crescimento dos descartáveis. É nesse contexto de aumento na geração de resíduos e, consequentemente, geração dos descartáveis, que ocorre o descarte desordenado e inadequado dos resíduos de equipamentos eletrônicos, que são produtos cujo funcionamento depende do uso de corrente elétrica ou de campos eletromagnéticos, e são chamados de equipamentos eletrônicos (FERREIRA, 2018).



Dentre os materiais que compõem os equipamentos eletrônicos, muitos são considerados elementos perigosos: chumbo, cromo, mercúrio, cádmio e arsênio. Algumas substâncias dos REEE podem provocar ações neurotóxicas, principalmente em grupos mais vulneráveis como idosos, crianças, fetos e doentes crônicos. Os metais pesados presentes nos REEE podem provocar o surgimento do câncer, dentre outros graves problemas à saúde e ao meio ambiente (FERREIRA, 2018).


A Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, torna obrigatória a Logística Reversa de produtos eletroeletrônicos e seus componentes. Nesse sistema, materiais recicláveis de um produto eletrônico descartado podem retornar ao setor produtivo de matéria-prima. É isso o que a PNRS coloca como objetivo para governo, empresas e sociedade. É a responsabilidade compartilhada.


Isso significa, especialmente para a sociedade, devolver seu produto eletrônico, após o consumo, aos comerciantes ou distribuidores, os quais devem retornar estes materiais aos fabricantes ou importadores. Os fabricantes ou importadores, então, darão uma destinação final ambientalmente adequada aos REEE e rejeitos. Todos os envolvidos nesse processo dão vida a um sistema de logística reversa (FERREIRA, 2018).


Um dos fatores que é um desafio da Logística Reversa de REEE é que nem toda localidade possui ponto de coleta desses resíduos. E também, o fato de que não se sabe quando o consumidor irá descartar o equipamento eletrônico.


A Fogtec Ambiental ressalta a importância da conscientização de todos como consumidores quanto ao descarte ou devolução de REEE e se atentem aos pontos de coleta deste resíduo.


Esse assunto foi interessante para você? Compartilhe conosco a sua opinião.

VEJA O MAPA

ENDEREÇO

R. Manoel Freire Corrêa, 584 - Santa Barbara, Cariacica - ES, 29145-210

CONTATO

Atendimento ao cliente : (27) 3344-5344

E-mail: contato@fogtecambiental.com.br
Whatsapp: (27) 99781-3851

Copyright © 2020 FogTec Ambiental Todos os direitos reservados.