• Fogtec Ambiental

Gestão de Resíduos Sólidos na Construção

Apesar de haver legislação sobre o tema, no Brasil, como a Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, e a Resolução nº 307, de 5 de julho de 2002, do Conama, grande parte das empresas de construção civil ainda não fazem a gestão adequada dos seus resíduos, o que gera desperdício e perdas para o setor.



O descarte irregular de resíduos oriundos de construções e demolições causa poluição ambiental, degradação visual e comprometimento da mobilidade urbana. E a liberação de partículas de poeira nas atividades de construção civil também agrava os impactos ambiental, social e econômico causado pelo setor.


Por isso, a correta gestão de resíduos na construção civil no canteiro de obras poderia reduzir consideravelmente esses índices de perda, desperdício e poluição.


Uma importante iniciativa para se pensar a correta gestão de resíduos de construção civil é pensar a sustentabilidade na construção de empreendimentos. A sustentabilidade na construção civil envolve diversos aspectos em um empreendimento, os quais podem ser desde a reutilização de água, energia e até mesmo a gestão de resíduos.


No aspecto da gestão de resíduos, algumas dicas são essenciais para as empresas promoverem a adequada gestão de resíduos sólidos.


Dica 1: Cuidado com a segregação dos materiais.

A adequada segregação dos materiais evita o desperdício ou a contaminação daqueles materiais que podem ser reciclados, economizando na destinação final. Além do mais, ao separar os materiais recicláveis corretamente, estes poderiam ser comercializados e retornar para a cadeia produtiva.


Dica 2: Organize o canteiro de obras.

Invista em sinalização, treinamentos e tecnologias, pois um canteiro de obras mais organizado evita muito desperdício e a geração de resíduos.


Dica 3: Recicle sempre que possível.

A reciclagem reduz o consumo de novas matérias-primas da natureza e minimização a poluição causada pelos resíduos. O descarte incorreto traz sérias consequências para o ambiente urbano, evidenciando ainda mais os prejuízos do ponto de vista do meio ambiente e da qualidade de vida da população.


Dica 4: Faça parceria com empresas especializadas na destinação adequada dos RCC.

Essa dica é fundamental para o gerenciamento dos resíduos de construção civil (RCC), já que a destinação final é etapa crucial do processo. Esta parceria envolve a coleta e o transporte dos Resíduos de Construção Civil e, posteriormente, a destinação final deles em parceria com a Marca Ambiental.


Saiba mais sobre a Gestão de Resíduos Sólidos oriundos da Construção Civil com a Fogtec Ambiental. Fale conosco através dos telefones: (27) 99781-3851 l (27) 3344-5344.


Fontes:

Master Ambiental

Tera Ambiental

VEJA O MAPA

ENDEREÇO

R. Manoel Freire Corrêa, 584 - Santa Barbara, Cariacica - ES, 29145-210

CONTATO

Atendimento ao cliente : (27) 3344-5344

E-mail: contato@fogtecambiental.com.br
Whatsapp: (27) 99781-3851

Copyright © 2020 FogTec Ambiental Todos os direitos reservados.