• Fogtec Ambiental

Dia Mundial do Solo. A Importância do Solo para a sociedade.

Dia 05 de Dezembro foi instituído pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) como sendo o Dia Mundial do Solo, dia que enfatiza a preocupação com o solo, destacando-se os efeitos de impacto da falta de conservação do solo para a sociedade.

O solo é a base para a produção de alimentos e de outros bens de consumo humano e animal e, proporcionando nutrientes vitais para a vida animal e vegetal na terra. O solo também sustenta as edificações em áreas urbanas e rurais e a estrutura de transportes, abriga a biodiversidade e serve como transformador de resíduos e como filtro e armazém para a água, além de outros inúmeros benefícios. Não obstante todas essas contribuições, o solo não tem sido tratado da maneira como deveria pelos humanos, os únicos capazes de usá-lo e conservá-lo.


Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cerca de 33% dos solos mundiais estão degradados, trazendo como consequência a redução da produtividade de alimentos em até 60%. No entanto, esse quadro pode ser revertido graças às tecnologias disponíveis atualmente, em que é possível somar esforços para uma melhor conservação desse precioso bem, além de revertemos os danos já causados.


Um dos países na vanguarda tecnológica para o avanço da agricultura é Israel, cuja média pluviométrica anual é de 600 mm e que apenas 20% das terras são aráveis. Foi fundamental, nesse pequeno país do Oriente Médio, a criação de produtos que auxiliassem a produção agrícola. A partir das ações de Israel, a recuperação do solo foi fundamental para que a dependência da importação de frutas, verduras e legumes não se tornasse uma preocupação.


Dentre os diversos produtos desenvolvidos pelos israelenses para a agricultura mundial, a irrigação por gotejamento é um dos maiores destaques, já que esse produto permitiu que o país tornasse seu solo muito produtivo. Essa tecnologia foi tão bem-sucedida, que acabou sendo exportada e utilizada em outros países, mesmo os que não sofrem com a seca, trazendo benefícios diversos para as mais diversas culturas, inclusive no Brasil.


Os drones, também utilizados na agricultura israelense, auxiliam o agricultor na identificação de pragas, deficiências e falhas nas plantações, além de permitir que os produtores economizem tempo, custos e produtos.


Entretanto, muito além da tecnologia como aliada na preservação do solo, com bons impactos na agricultura e na produção de alimentos, é indispensável a conscientização da população sobre a importância da terra e a gestão responsável e sustentável desse bem é essencial, uma vez que o solo é um sistema vivo.


Por fim, é essencial que a sociedade seja uma aliada na gestão dos resíduos sólidos, pois, do contrário, a destinação inadequada do lixo que produzimos gerarão impactos, além dos rios e mares, em nossos solos, tornando-se mais propensos a riscos como erosão, contaminação, desequilíbrio e perda de nutrientes.


Esse assunto foi interessante? Compartilhe sua opinião conosco!


Fonte:

https://www.grupocultivar.com.br/

https://www.sbcs.org.br/

https://www.marcaambiental.com.br/

0 comentário

VEJA O MAPA

ENDEREÇO

R. Manoel Freire Corrêa, 584 - Santa Barbara, Cariacica - ES, 29145-210

CONTATO

Atendimento ao cliente : (27) 3344-5344

E-mail: contato@fogtecambiental.com.br
Whatsapp: (27) 99814-5344

Copyright © 2020 FogTec Ambiental Todos os direitos reservados.